Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

23:43

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Aeronáutica » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Escola de Especialistas da Aeronáutica planeja ampliar produção de farmácia de manipulação

Escola de Especialistas da Aeronáutica planeja ampliar produção de farmácia de manipulação

Iniciativa economiza R$ 6,5 milhões e pode atender outras unidades do Vale do Paraíba.
A farmácia de manipulação da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), a única do gênero na Força Aérea Brasileira (FAB), proporcionou uma economia de R$ 6,5 milhões nos últimos 15 anos ao deixar de adquirir medicamentos tradicionais para cuidar da saúde dos alunos.

Essa economia significativa agora está em fase de expansão. De acordo com o Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, há estudos em parceria com a Subdiretoria de Encargos Especiais (SDEE) da Diretoria de Intendência (DIRINT), para expandir a produção com o objetivo de atender outras organizações militares da região do Vale do Paraíba (SP).

Segundo a Chefe da Subdivisão de Manipulação, Tenente Farmacêutica Bruna Bozzola Cruz, a farmácia de manipulação permite que médicos e dentistas prescrevam a formulação adequada a cada paciente. O trabalho também implica desenvolver produtos para pacientes internados que requerem necessidades especiais de tratamento, como é o caso de medicamentos destinados às crianças. “Nós mascaramos o sabor desagradável de um medicamento de uso pediátrico, para permitir que o paciente consiga fazer uso”, exemplifica a tenente.

Cerca de duas mil pessoas, entre futuros sargentos e soldados da escola que vivem em regime de internato, recebem medicamentos personalizados e gratuitos. Outras 11 mil pessoas que integram a base de cadastro da Subdivisão de Saúde da EEAR, incluindo militares da reserva, dependentes, funcionários da escola, podem adquirir os medicamentos a preços reduzidos. O dinheiro da venda dos produtos é reinvestido na própria farmácia.

Produtos personalizados

As demandas mais comuns de produção da farmácia são analgésicos, antibióticos e antiinflamatórios. Mas a gama de produtos elaborados pela farmácia é muito mais ampla. Atualmente, são produzidos mensalmente em média 70 mil unidades de 300 itens. A variedade e a quantidade possibilitam que a farmácia também abasteça em 27% dos itens da farmácia hospitalar da EEAR. Dos 320 itens utilizados, 87 são fornecidos pela farmácia de manipulação.

Para se ter uma ideia do alcance dos produtos farmacêuticos produzidos em Guaratinguetá, além do hospital, a farmácia atende também a clínica odontológica e outras seções da EEAR. No inverno de 2009, quando houve o surto do vírus influenza A, por exemplo, a farmácia produziu o álcool 70º em gel para utilização para higienização das mãos na prevenção da doença.

Há pelo menos cinco anos, Maria das Dores Seeling, 60 anos, viúva de suboficial, utiliza os produtos manipulados pela farmácia, de cremes dermatológicos a medicamentos para controle do colesterol. Para ela, o diferencial da farmácia não se reduz ao preço. “É a confiança nos produtos, a qualidade, o tratamento dos atendentes”, afirma a pensionista.



Fonte: Agência Força Aérea

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ