Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

13:22

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Marinha » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Dedicação e boa vontade definem Projeto “Biblioteca a Bordo” no Hospital Naval de Natal

Dedicação e boa vontade definem Projeto “Biblioteca a Bordo” no Hospital Naval de Natal

O espaço é pequeno mas cheio de conhecimento, boa vontade e disposição. É desta forma que acontece o Projeto “Biblioteca a Bordo” no Hospital Naval de Natal. Tudo graças a senhora Maria Lucimar Gomes da Silva, esposa de um militar da reserva da Marinha do Brasil, voluntária comprometida com o bem-estar dos pacientes.
Há cerca de um ano, ela aceitou o convite para participar do Projeto, disponibilizando-se todos os dias, tanto pela manhã como pela tarde, para proporcionar momentos de distração e aprendizado aos que estão em tratamento no Hospital.
A Dona Lucimar lê os livros e textos doados, faz palavras-cruzadas e ensina artesanato aos pacientes e seus acompanhantes. De acordo com a cuidadora de uma paciente, Micarla Nunes, essas atividades são muito importantes porque distraem e fazem o tempo passar mais rápido.
Os militares que servem no Hospital também podem usufruir da biblioteca, por meio do empréstimo dos livros. Tudo muito organizado e controlado pela própria voluntária.
Sua participação não para por aí. Ela também conversa com pessoas nas salas-de-espera, ouvindo-as e anotando suas reclamações e sugestões quanto ao atendimento no Hospital e encaminha à ouvidoria. Também é ativa nos grupos “Xô Pressão” e “Vivência na Melhor Idade”.
Comprometida com o trabalho, por mais que seja voluntário, com paciência de causar inveja e de sorriso fácil, para a Dona Lucimar, sua maior retribuição é o simples abraço de quem ajuda. “Me identifico muito com as pessoas. Sou apaixonada por elas”.
Entre os objetivos da “Biblioteca a Bordo”, estão: preservar e desenvolver a saúde psíquica dos pacientes/acompanhantes; proporcionar momentos de conforto e bem-estar; e possibilitar o acesso à leitura dos pacientes internados, bem como de toda a tripulação do HNNa.

Fonte: Marinha

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ