Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

09:56

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Aeronáutica » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Curso especializa militares para operar avião de transporte C-105 Amazonas

Curso especializa militares para operar avião de transporte C-105 Amazonas

Militares da Força Aérea Brasileira (FAB) iniciaram na última o curso de capacitação da aeronave de transporte C-105 Amazonas em Campo Grande (MS). O avião que é utilizado em diversas funções, como transporte de carga, tropa, além de missões de busca e salvamento, é operado por três esquadrões: Arara (1°/9° GAV), sediado em Manaus (AM); e Onça (1°/15° GAV) e Pelicano (2°/10° GAV), sediados na capital sulmatogrossense.

Com duração de um mês, o curso apresenta a instrução básica teórica dos sistemas da aeronave. O C-105 é um avião turboélice com capacidade para transportar, em uma configuração máxima, 71 combatentes. O objetivo é que os tripulantes possam empregar o avião no contexto das mais variadas ações de força aérea. Por exemplo, evacuação aeromédica, infiltração e exfiltração aérea, busca e salvamento, transporte aéreo logístico e evacuação aeromédica. Tudo isso com a utilização de recursos de última geração, como equipamentos de visão noturna, sistema de autodefesa e comunicação segura.

As instruções são voltadas para oficiais aviadores e graduados dos Esquadrões Pelicano e Onça, que operam a aeronave, e também para militares de outras unidades que possuem algum envolvimento com o C-105 Amazonas. É o caso dos militares do Esquadrão Flecha (3°/3° GAV), unidade que emprega a aeronave de caça A-29 Super Tucano, e do Esquadrão de Suprimento e Manutenção da Base Aérea de Campo Grande.

Ao encerrar a parte básica, os militares iniciam a especialização prática, que é realizada de acordo com a função a bordo que será atribuída ao aluno (piloto, mecânico ou loadmaster) e conforme calendário operacional da unidade aérea a qual pertence. Os oficiais estarão aptos a começar a formação de piloto do cargueiro. Já os graduados vão poder começar as instruções das funções de mecânico de voo e loadmaster (responsável por realizar o carregamento e configuração do C-105). Ao todo, os militares completam uma carga horária de aproximadamente 88 horas de instrução.

Abertura_curso_C105_amazonas_06 1º Ten Av CorrêaPara o Tenente Matheus Cerutti Martins, um dos participantes do curso, a capacitação representa um passo importante na carreira de aviador. "Para mim é muito importante, pois é a realização de um sonho profissional de pilotar uma aeronave moderna e com grande importância no cumprimento das missões da aviação de transporte da FAB", ressalta.

Economicidade - Segundo um dos instrutores, Capitão Daniel Souza, a novidade do curso neste ano é a participação de mecânicos especializados no A-29 Super Tucano. A ideia é que ao conhecerem a padronização do C-105 Amazonas, tenham condições de atuar também na manutenção desta aeronave.

“O Esquadrão Flecha, por exemplo, cede parte de seu efetivo de mecânicos para fazer parte do quadro externo de tripulantes do Esquadrão Onça, ampliando a formação profissional de seus recursos humanos e, também, apoiando a unidade aérea”, explica o instrutor sobre a economicidade que deve gerar para a instituição.

Fonte: FAB

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ