Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

11:51

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Saúde » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Criado no Brasil, remédio contra a malária vira referência mundial

Criado no Brasil, remédio contra a malária vira referência mundial

Um remédio desenvolvido no Brasil vai expandir sua atuação como aliado na luta contra a malária no continente asiático. Trata-se da combinação de dose fixa de artesunato (AS) e mefloquina (MQ), tratamento contra a doença originalmente desenvolvido por Farmaguinhos, instituto da Fiocruz, em parceria com a organização de pesquisa e desenvolvimento sem fins lucrativos Medicamentos para Doenças Negligenciadas (DNDi, na sigla em inglês). O remédio foi certificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), tornando-se referência em todo o mundo. O reconhecimento também possibilita que seja oferecido por organizações que recebem financiamento de organismos internacionais, como Unicef e o Fundo Global de luta contra a Aids, Tuberculose e Malária.

O fármaco já é registrado na Malásia e na Índia, e é atualmente fabricado nas instalações da empresa farmacêutica Cipla, na região indiana de Patalganga. O acesso ao medicamento na Ásia foi facilitado pela transferência de tecnologia de Farmanguinhos à Cipla, em 2010. A instituição disponibilizou especialistas tanto para fazer a transferência das técnicas de controle de qualidade do produto quanto para a sua fabricação.

A chamada "pré-qualificação" da OMS - único programa de garantia de qualidade de medicamentos no mundo - permite que o remédio seja mais facilmente adquirido no Sudeste Asiático, o que representa um grande passo rumo ao tratamento universal da doença.

Fonte: Fiocruz

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ