Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

11:16

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Educação » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Cresce o Reconhecimento dos Pesquisadores Brasileiros

Cresce o Reconhecimento dos Pesquisadores Brasileiros

Os pesquisadores brasileiros na área de Educação têm participado intensivamente de congressos internacionais. No VII Congresso Ibero-Americano de Docência Universitária, que ocorreu em junho na cidade do Porto, mais de 50% dos participantes eram brasileiros, contando com três professoras do Setor de Educação da UFPR: Tania Baibich; Sonia Maria Chaves Haracemiv e Christiane Gioppo.

No IX Congresso Luso-brasileiro de História da Aducação que ocorreu em Lisboa em julho de 2012, os brasileiros chegaram a 70% com professores do Setor de Educação. Isso ocorreu também em conferências da Educação em Ciências.

No ano de 2011, a área de Educação em Ciências teve um salto de qualidade ao conseguir eleger a professora Christiane Gioppo como representante da America Latina e Caribe no Conselho Internacional de Associações de Educação em Ciências, o Icase, que tem sede em Londres. A professora, em suas funções naquela instituição, conseguiu nesta semana seu primeiro feito quando foi aceita a indicação do nome do professor Charbel Ninõ El-Hani da Universidade Federal da Bahia, como um dos Key note speakers para a conferência mundial do Icase que ocorrerá em Kuching, Malásia em 2013.

A conferência, que prevê um público de 2.000 pesquisadores da área, está em sua quarta edição, jamais teve um brasileiro em suas sessões plenárias ou grandes debates. Assim, o aceite do professor Charbel foi a primeira grande vitória da área.

Outro feito foi a seleção da professora Christiane Gioppo como participante do Seminário La Main à La Pâte, em Paris no mês junho de 2012. O seminário seleciona professores de todo o mundo para desenvolver atividades de investigação com o suporte de renomados cientistas da Academia Francesa. A partir daquela seleção, teve a indicação e aceite do professor Everaldo dos Santos para participar como delegado brasileiro do próximo Simpósio La Main à La Pâte (mãos à Massa), em outubro de 2012, na Malasia.

Neste seminário, haverá a participação de um único delegado de cada país, com recebimento financeiro para estada e alimentação ao longo do período. Everaldo foi graduado pela UFPR e é mestre em Ciências do Solo também pela UFPR além de participar como bolsista do projeto Observatório da Capes e atualmente atua no Insituto Federal de Educação ─ campus Paranaguá. O objetivo é constituir uma rede de pessoas que deem continuidade ao trabalho no Brasil.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social UFPR

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ