Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

15:01

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Saúde » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Controle de doenças inflamatórias recebe investimento

Controle de doenças inflamatórias recebe investimento

O Brasil, por meio do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), participa de dois projetos estratégicos na luta contra doenças inflamatórias, recém-beneficiados por financiamento da União Europeia.

Um deles é o programa de pesquisa Prospecção de novos mecanismos de resolução da inflamação (Timer, na sigla em inglês), que tem como objetivo desenvolver novas e poderosas armas para o controle terapêutico de doenças inflamatórias crônicas, como asma, silicose e deficiência pulmonar obstrutiva crônica. Ele é co-financiado com 3 milhões de euros pela União Europeia, que busca estabelecer uma colaboração sólida com o Brasil na área de doenças inflamatórias de elevado impacto socioeconômico.

O outro programa é o Trakinaid (Targeting Src-family tyrosine kinases in chronic autoimmune inflammatory disease, na titulagem em inglês). Nele, o IOC é representado pelo Laboratório de Imunofarmacologia. Seu foco é o estudo do uso de tirosina-quinases no tratamento de crônicas autoimunes e inflamatórias. Atualmente, algumas substâncias deste grupo já são utilizados em tratamentos oncológicos. O Trakinaid conta com a participação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Fonte: Fiocruz

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ