Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

23:40

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Meio Ambiente » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC), eleição do novo presidente e uma ação proativa da FESECOVI

Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC),  eleição do novo presidente e uma ação proativa da FESECOVI

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (CEDEC/SP) sediou a 10ª Reunião Deliberativa do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil (CONGEPDEC) no salão dos Pratos do Palácio dos Bandeirantes.
O evento teve como objetivo enriquecer o debate acerca da Redução do Risco de Desastres. Temas como eventos climáticos severos, sistema de predição de deslizamento de Encosta, novo cenário do Brasil sobre riscos e desastres, o papel da OFDA/USAID nas gestões de desastres, desastres sazonais no Amazonas, Plataforma Androide e Mapeamento de áreas de riscos, sistema de tecnológico de monitoramento e controle de operações de segurança e defesa civil, foram abordados.
O coronel da Policia Militar José Roberto Rodrigues de Oliveira, foi eleito presidente po aclamação do colegiado. José Roberto é secretário-chefe da Casa Militar do governo do Estado de São Paulo e acumula o cargo de Coordenador Estadual de Defesa Civil, sendo autoridade estadual responsável por planejar e coordenar ações de prevenção, resposta e redução de riscos a sociedade.
O Conselho Nacional de Gestores de Defesa Civil tem como finalidadesa formulação, acompanhamento e avaliação das políticas e diretrizes nacionais relacionadas com o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil – SINPDEC; a promoção de estudos e pesquisas interdisciplinares nas áreas de prevenção, preparação, resposta e reconstrução e outras atribuições definidas em seu estatuto.
Nesta reunião foi entregue ao Presidente do CONGEPDEC ofício da lavra do Sr. Antônio Sergio Porto Sampaio, presidente da FESECOVI com vistas a um acordo de cooperação baseado na campanha da Organização das Nações Unidas através do Escritório das Nações Unidas para Redução do Risco de Desastres – UNISDR:Cidades Resilientes. A FESECOVI deseja agregar valor com o objetivo de incentivar gestores empresariais a desenvolverem ações para estabelecermos condomínios resilientes, como parte de processo da cidade resiliente.
Segundo a Organização das Nações Unidas -ONU uma cidade resiliente a desastres é um local onde os desastres são minimizados porque sua população vive em residências e comunidades com serviços e infraestrutura organizados e que obedecem a padrões de segurança e códigos de construção; sem ocupações irregulares construídas em planícies de inundação ou em encostas íngremes por falta de outras terras disponíveis.
A proposta da Federação dos Sindicato das Empresas de Compra e Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais, é a formalização de um acordo de cooperação com o CONGEPDEC com perfusão nacional. O objetivo deste acordo é a outorga de selos de qualidade denominados: Condomínio Resiliente e Shopping Center Resiliente conferido pelo Conselho Nacional de Gestores de Proteção e Defesa Civil e a proponente.
A sugestão do Presidente da FESECOVI, Sergio Porto é a elaboração por câmara técnica do CONGEPDEC de um modelo padrão em nível nacional de critérios para a seleção dos Condomínios e Shopping Centers que desejem receber o selo de qualidade Condomínio Resiliente e Shopping Center Resiliente.
Esse exemplo proativo atende o art. 10da lei federal, 12.608/12 : O SINPDEC é constituído pelos órgãos e entidades da administração pública federal, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e pelas entidades públicas e privadas de atuação significativa na área de proteção e defesa civil.
Sob a segura direção de nosso Presidente José Roberto o CONGEPDEC visualizamos cenário otimista no fortalecimento do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil e por corolário do Poder Nacional.
Na foto da esquerda para a direita:Cel José Roberto Presidente e secretário de estado de defesa civil, Duarte Frota, Governador Geraldo Alckmim Governador de São Paulo; Cel Mendes, Vice Presidente e Secretario de defesa civil de Sergipe

José Ananias Duarte Frota – Cel BM RR
Delegado da ADESG CE
Assessor de Pesquisa e Estudos Técnicos do Conselho Nacional de Gestores Estaduais de Proteção e Defesa Civil

Fonte: Assessoria de Comunicação

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ