Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

16:58

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Política » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Conselho Curador da EBC selecionará cinco novos membros da sociedade civil

Conselho Curador da EBC selecionará cinco novos membros da sociedade civil

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) selecionará cinco novos integrantes da sociedade civil para compor o colegiado. A função do conselho é cuidar da autonomia da EBC, impedindo que haja ingerência indevida do governo e do mercado sobre a programação e gestão da comunicação pública, além de garantir que o conteúdo produzido represente os anseios da sociedade.

O edital foi aprovado na 61ª Reunião Ordinária do Conselho Curador. O texto será ajustado e finalizado pelos conselheiros até a próxima terça-feira (26). Ainda não há data para a publicação da seleção.

Serão escolhidos: uma pessoa ligada a temas da infância e adolescência; uma ligada à cultura e universo artístico; uma ligada à causa de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT); uma ligada ao campo empresarial; e uma ligada a questões ambientais ou do campo. Os novos membros deverão atender a critérios de gênero e raça. Além disso, cada vaga será destinada a uma região do país.

O Conselho Curador da EBC é composto por 22 membros: 15 representantes da sociedade civil; quatro do governo federal; um da Câmara dos Deputados; um do Senado Federal; e um representante dos trabalhadores da EBC.

Cobertura jornalística

A cobertura política dos veículos de comunicação da empresa também foi debatida na reunião desta terça-feira. Os conselheiros defenderam que a EBC garanta a pluralidade de vozes, além de manter uma posição o mais neutra possível diante dos fatos.

De acordo com a presidenta do Conselho Curador, Rita Freire, espera-se que a EBC faça “esforço para a pluralidade, diversidade de vozes, que cumpra papel que tem e que a democracia cobra da comunicação pública, que tente evitar ao máximo a ideia de que está aqui para defender Dilma [Rousseff] ou o PT”.

“Estamos aqui para defender um direito de Estado democrático e se isso esbarra no processo de impeachment, tem que ser alertado”, acrescentou.

Presidência da EBC

A presidenta do Conselho Curador, Rita Freire, cobrou durante a reunião a escolha de um novo Diretor-Presidente para a EBC. O ex-presidente, o jornalista Américo Martins pediu demissão em fevereiro por questões pessoais. Martins foi nomeado no dia 12 de agosto de 2015.

Rita pediu que o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência da República, Edinho Silva, escolha o novo presidente mais rápido possível. Apesar de ser um dos conselheiros, Edinho não participou da reunião de hoje.

“Esperamos que [o ministro] faça todos os esforços para que essa cadeira seja ocupada definitivamente o quanto antes, porque o projeto da EBC precisa ter continuidade. [A vaga] Precisa ser ocupada por alguém que entenda e repeite a comunicação pública, que venha com essa experiência”, disse.

A conselheira Akemi Nitahara, que representa os trabalhadores da EBC, defendeu que o cargo seja ocupado por um funcionário concursado para garantir maior isonomia diante de mudanças no cenário político do país.

Fonte: Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ