Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

22:09

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Brasil » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Comandante da Marinha apresenta a Força aos Estagiários da ESG-Brasília

Comandante da Marinha apresenta a Força aos Estagiários da ESG-Brasília

A estrutura, a missão, as atividades subsidiárias e sociais e o emprego conjunto da Marinha. Esses foram os temas apresentados pelo comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira, no dia 27 de agosto, a estagiários da turma Pioneiros do Planalto, do Curso de Altos Estudos em Defesa (CAED), do Campus Brasília da Escola Superior de Guerra (ESG).

A palestra, proferida no auditório do edifício-sede do Ministério da Defesa (MD), integra o conteúdo da disciplina Defesa Nacional, que aborda Segurança e Desenvolvimento, Segurança Internacional e Regional, Expressões do Poder Nacional e o Pensamento Brasileiro de Defesa Nacional.

“Temos que ser otimistas, pois não tem outra solução a não ser fazer este país dar certo e deixar um Brasil melhor para os nossos filhos”. Finalizou o almirante.

O comandante da Marinha destacou as tarefas da Força, a importância do mar para o país, ocasião em que destacou o comércio exterior, a prospecção de petróleo e as comunicações. Fez um paralelo com o Atlântico Norte para mostrar que estamos distantes dos grandes centros do poder e dos conflitos, mas situados em uma região de elevado valor estratégico que guarda grandes riquezas nas principais rotas comerciais mundiais. Ressaltou que os riscos de conflitos, historicamente, se dão por alimento, água e energia, importados de outras regiões, e pela imprevisibilidade dos acontecimentos. Demandando desafios à segurança marítima, tais como a pirataria, o tráfico de drogas e de armas, a pesca ilegal, a guerra cibernética, dentre outros.

O almirante Leal Ferreira disse que a Marinha vem crescendo e além da sua missão de “preparar e empregar o poder naval, a fim de contribuir para a defesa da Pátria”, também realiza atividades subsidiárias como a busca, o salvamento e as ações sociais como a assistência médico-hospitalar. Destacando ainda, a participação da Marinha em Operação de Paz, pesquisas e atividades científicas e na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), contribuindo para o desenvolvimento nacional.

Falando sobre a oportunidade de se dirigir a um público diversificado, destacou que a Escola Superior de Guerra tem papel importante por divulgar os assuntos de defesa e fazer com que o Brasil pense na defesa, nas suas Forças Armadas e nas atividades desenvolvidas por elas. “Aqui se aprende a pensar Brasil”, ressaltou.

O coronel Emerson Alexandre Januário, do Gabinete do Comandante do Exército, enfatizou a oportunidade de ter uma palestra sobre outra Força, sobretudo por ter sido proferida pelo seu titular, o embaixador Meyer, ao dizer que considera que os estagiários da ESG, sejam civis ou militares, lucram muito com as exposições lúcidas e informativas dos comandantes das Forças.

O comandante da Escola Superior de Guerra, ESG - campus Brasília, general Wilson Mendes Lauria, agradeceu dizendo que desde que assumiu o cargo, o almirante Leal Ferreira tem sido um dos maiores apoiadores.

O Capitão de Mar e Guerra Bessa, entregou certificado e agradeceu, em nome da turma, registrando sua alegria em participar do curso, pela oportunidade de interagir de forma sinérgica com outras Forças e instituições civis, podendo levar contribuições da Marinha para a turma, mas, principalmente, por trazer as dos demais para a Marinha. “Obrigado por nos trazer uma mensagem de otimismo, de confiança, de crença, de fé para os estagiários nesta manhã.” Agradeceu o comandante Bessa.

O evento contou ainda com as presenças do subcomandante da Escola Superior de Guerra, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, do assessor do Ministério das Relações Exteriores (MRE) junto à ESG, Embaixador Arthur Vivacqua Correa Meyer, de oficiais do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), da Secretaria Geral do Ministério da Defesa (MD) e de convidados.

Com duração de 38 semanas, o CAED tem o objetivo de desenvolver competências no campo da defesa nacional para a formulação de políticas e estratégias para o desenvolvimento e aplicação do Poder Nacional. O curso abrange as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciência Política e Defesa Nacional, que se traduzem nas disciplinas de Humanidades, evolução Política do Brasil, Relações Internacionais, Geopolítica, Defesa Nacional, Pensamento Estratégico, Metodologia do Trabalho Científico e Temas Transversais.

Ao final do curso, o participante estará apto a realizar a macro análise da conjuntura e dos cenários, no Brasil e no mundo e desempenhar funções de chefia ou de assessoramento direto na alta gerência executiva para gestão e formulação de políticas e estratégias, em especial nas áreas de defesa, de segurança e de desenvolvimento nacional.

Fonte: https://www.esg.br/noticias/comandante-da-marinha-apresenta-a-forca-aos-estagiarios-da-esg-brasilia/view

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ