Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

01:37

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Saúde » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Cientistas do Instituto Pasteur estão no Brasil para combater o Zika vírus

Cientistas do Instituto Pasteur estão no Brasil para combater o Zika vírus

Cientistas do Instituto Pasteur de Dakar vieram a São Paulo para se integrar à rede de combate ao Zika vírus, articulada por pesquisadores do Estado. A equipe senegalesa, liderada pelo cientista Amadou Alpha Sall, participou ativamente do combate ao Ebola no oeste da África e treinará pesquisadores brasileiros para agirem no surto que o país vem enfrentando. A proposta é que as equipes treinadas pelos cientistas de Dakar ajam como multiplicadoras pelo Brasil.

Além do treinamento, estão previstos trabalhos nas áreas de entomologia, virologia e imunologia. Segundo o coordenador da rede e pesquisador do ICB, Paolo Zanotto, que mantém colaboração com o cientista Sall há 20 anos, os senegaleses devem contribuir no estabelecimento de técnicas de isolamento e cultivo do vírus e na implantação de testes de diagnóstico molecular e sorológico. Os pesquisadores também colaborarão com pesquisas relacionadas à interação do vírus com os vetores artrópodes (A. aegypti) e o papel da infecção viral no desenvolvimento do sistema nervoso, com ênfase na correlação com os casos de microcefalia.

A vinda da equipe de Senegal para o Brasil integra um acordo de cooperação assinado entre a USP, a Rede Internacional do Instituto Pasteur (RIIP) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e conta com apoio financeiro da Fundação de Apoio à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp). A colaboração entre cientistas da USP e pesquisadores do Instituto Pasteur de Dakar já resultou em importantes estudos sobre vírus emergentes, como o próprio Zika vírus, o vírus da febre do Vale do Rift (RVFV) e o vírus do Oeste do Nilo (WNV) e traz perspectivas positivas para o contínuo e rápido avanço nos estudos do Zika.



Fonte: USP Online

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ