Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

22:50

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Tecnologia » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Centro de Lançamento da Barreira do Inferno realiza operações de lançamento

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno realiza operações de lançamento

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) realiza até o dia 15 de maio deste ano, as Operações Barreira 4 e Camurupim. Durante a Operação Barreira, será lançado e rastreado um Foguete de Treinamento Básico (FTB) sem carga útil tecnológica. Sua finalidade é obtenção de dados para qualificação e certificação do FTB e, também, o treinamento operacional para o lançamento do foguete Orion V4, que será realizado durante a Operação Camurupim. Estima-se que o voo do FTB terá duração de 2 minutos e 45 segundos e que o foguete atingirá o apogeu de 31 km.

O FTB foi desenvolvido pelo Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), com apoio da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCT), para garantir a qualificação técnica dos recursos humanos e a manutenção dos meios operacionais necessários às atividades do Programa Nacional de Atividades Espaciais (Pnae).

Na Operação Camurupim, no dia 10 de maio, será lançado foguete alemão Orion 4 para testar o Lançador Móvel de Foguetes de Sondagem, fabricado na Alemanha, que o CLBI recebeu recentemente. O Orion levará carga útil tecnológica desenvolvida pelo Centro Espacial Alemão. O voo durará cerca de cinco minutos, atingirá altura máxima entre 95 e 105 km e cairá entre 70 e 80 km da costa.

Fonte: MCT - Ministério da Ciência e Tecnologia

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ