Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

10:00

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Marinha » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Centro de Guerra Eletrônica realiza II Conferência de Guerra Eletrônica da Marinha

Centro de Guerra Eletrônica realiza II Conferência de Guerra Eletrônica da Marinha

O Centro de Guerra Eletrônica da Marinha (CGEM), realizou a II Conferência de Guerra Eletrônica da Marinha (II CGEM), com o tema “COMINT em atividades de ISTAR (Intelligence, Surveillance, Tactical Acquisition Reconnaissance, ou seja, Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento)", no Auditório do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML).

O propósito da II CGEM foi contribuir para a implementação dos Objetivos da Política de Guerra Eletrônica de Defesa, no aplicável à área de atuação do Centro, Organização Militar Orientadora Técnica de Guerra Eletrônica e Análise de Imagens na Marinha do Brasil (MB). A Cerimônia de Abertura foi presidida pelo Comandante-em-Chefe da Esquadra, Vice-Almirante Ilques Barbosa Junior, que ressaltou a importância da excelência individual de cada tripulante em cada console para assegurar o sucesso da missão, bem como de projetos tais como o de Rádio Definido por Software que é essencial para o futuro das comunicações, tendo sido tratado no evento.

Foram apresentados temas variados que envolveram conhecimentos associados com diversas vertentes da Inteligência de Comunicações, abrangendo desde a sua mentalidade e operacionalidade até o emprego de sistemas e tecnologias em apoio às operações de caráter naval, aeronaval e de fuzileiros navais. Cada apresentação foi realizada por pessoas com grande conhecimento nessas áreas, as quais concederam a oportunidade de rever e entender novos conceitos, bem como conhecer os avanços tecnológicos voltados para a Guerra Eletrônica.

Dentre os palestrantes houve representantes do Exército Brasileiro (EB), da Força Aérea Brasileira (FAB), da AOC (Association of Old Crows – Chapter South America), do CGEM, além de profissionais das empresas patrocinadoras, que também propiciaram apresentações sobre tecnologias afetas ao estado da arte na área de Inteligência de Comunicações (COMINT) nas atividades de Inteligência, Vigilância, Aquisição de Alvos e Reconhecimento (ISTAR), bem como realizaram exibições nos corredores do CAAML.

Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as dependências do CAAML, em especial seus Simuladores, em uma visita guiada.

O público participante, um total de 327 pessoas, consistiu de militares da MB, EB e FAB, representantes de Academia, e empresas. O evento foi coberto pela Tv Marinha na Web e obteve 566 acessos em sua transmissão ao vivo.

Fonte: Marinha

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ