Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

17:06

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Ciência » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Casa de Oswaldo Cruz ganha prêmios em concurso da Sociedade de História da Ciência

Casa de Oswaldo Cruz ganha prêmios em concurso da Sociedade de História da Ciência

No primeiro concurso de teses e dissertações realizado pela Sociedade Brasileira de História da Ciência (SBHC), em 2012, oito programas de pós-graduação do país indicaram trabalhos. O Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), teve dois trabalhos premiados: melhor dissertação, com Basta aplicar uma injeção? Saúde, doença e desenvolvimento: o programa de erradicação da bouba no Brasil (1956-1961), e menção honrosa com a tese Em busca do Brasil: Roquette-P e o retrato antropológico brasileiro (1905-1935). O autor da dissertação é Érico Silva Alves Muniz, sob orientação do pesquisador Gilberto Hochman, e o autor da tese é Vanderlei Sebastião de Souza, sob orientação do pesquisador Robert Wegner. O resultado do concurso foi divulgado no Simpósio da SBHC, realizado em setembro na Universidade de São Paulo (USP).

A bouba é uma doença de pele que, em 1955, afetava mais de 500 mil doentes, apresentando-se endêmica no vale amazônico, nordeste e leste do país. E tornara-se uma preocupação do então candidato a presidente da República, o médico mineiro Juscelino Kubitschek, que apresentava aos eleitores seu programa de governo dedicado à saúde.

Já a tese de Souza aborda as discussões sobre raça e nação no início do século 20, tendo como foco os estudos antropológicos desenvolvidos por Roquette-P .

Fonte: Agência Fiocruz de Notícias

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ