Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

11:29

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Ciência » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Brasil recebe a exposição Túnel da Ciência Max Planck em janeiro

Brasil recebe a exposição Túnel da Ciência Max Planck em janeiro

O Brasil recebe, em janeiro, a mostra global Túnel da Ciência Max Planck. Inédita no país, a exposição aborda os grandes temas da pesquisa básica desde o seu ponto de partida, mostrando as possibilidades e oportunidades científicas e tecnológicas para as inovações mais transformadoras do futuro.
A mostra estará aberta ao público a partir do dia 30. Grupos e escolas devem agendar sua visita antecipadamente.

Realizada pela Sociedade Max Planck – organização alemã mundialmente conhecida como instituição de ponta no campo da pesquisa científica e tecnológica –, a iniciativa celebra a Temporada da Alemanha no Brasil 2013-2014 e conta com o patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), entre outros parceiros.

Criado em 2000, o Túnel da Ciência já visitou 20 países nos cinco continentes e recebeu mais de 9 milhões de pessoas em suas três versões. A versão 3.0, que será apresentada no Brasil, é a mais recente – foi lançada na Rússia em 2013. Está distribuída em oito módulos de conteúdo: Universo – dos quarks ao cosmo; Matéria – design do mundo microscópico; Vida – dos elementos aos sistemas; Complexidade – dos dados à compreensão; Cérebro – fábrica de maravilhas na cabeça; Saúde – pesquisa para a medicina do futuro; Energia – vida no Antropoceno; e Sociedade – o mundo em mobilidade.

A exposição apresenta os temas em formato interativo e multimídia. São imagens, gráficos, exposições, vídeos de entrevistas e animações. Um guia digital da mostra conduz o visitante ao mundo das pesquisas da Sociedade Max Planck, uma das mais importantes sociedades de pesquisa do mundo, com mais de 5.300 cientistas, 17 prêmios Nobel e orçamento de € 1,5 bilhão em 2012.

Veículo de exploração espacial

A exposição inclui uma réplica do veículo de exploração espacial rover Curiosity, enviado pela Nasa ao Planeta Vermelho em 2012, e o Magic Mirror (Espelho Mágico) – tecnologia conhecida como realidade aumentada, que tem efeito semelhante ao de um raio-X e cria a ilusão de que é possível visualizar o próprio corpo internamente, aliando imagens reais e virtuais.

Segundo o coordenador, Peter M. Steiner, a expectativa com o evento é “divulgar e estimular a curiosidade do público brasileiro sobre a importância da ciência e da inovação, construindo uma ponte consistente entre a pesquisa básica moderna e a sua influência em nosso modo de vida e no nosso futuro”.

A exposição tem entrada gratuita e é dirigida ao público acima de 12 anos. Ficará aberta até 21 de fevereiro no Centro de Convenções do Shopping Frei Caneca, em São Paulo. O agendamento antecipado é feito por e-mail.

Programação

Para o evento de abertura, no dia 29, em São Paulo, a Sociedade Max Planck trará o vencedor do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1991, Erwin Neher. O cientista e seu parceiro Bert Sakmann fizeram descobertas relevantes sobre a função dos canais iônicos nas células e decifraram a comunicação celular. O pesquisador realizará no Teatro do Shopping Frei Caneca uma palestra sobre a sua carreira e atuação no segmento da pesquisa.

Também está prevista uma programação paralela de palestras e mesas-redondas com pesquisadores da Sociedade Max Planck e do Brasil para jovens pesquisadores e cientistas. A primeira mesa de debate, no dia 28, abordará a temática “Divulgação científica no Brasil e Alemanha” e é organizada pela Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis) do MCTI.

O objetivo da mesa-redonda é ressaltar as características da divulgação científica nos dois países, promover trocas de experiências e subsidiar possíveis ações conjuntas. O evento é voltado para profissionais da área de divulgação de ciência, estudantes de pós-graduação na área de comunicação pública da ciência e graduandos em geral.

Os interessados podem obter informações por e-mail.
Mais informações sobre o Túnel da Ciência em páginas português e inglês.




Fonte: Denise Coelho – Ascom do MCTI, com informações da Sociedade Max Planck

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ