Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

07:00

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Saúde » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - Bancos de leite brasileiros completam 70 anos e são tema de congresso

Bancos de leite brasileiros completam 70 anos e são tema de congresso

Os 70 anos de bancos de leite no Brasil serão destacados no I Congresso de Bancos de Leite Humano da Região Sudeste. O evento acontecerá entre os dias 16 e 18 de outubro em Belo Horizonte com o objetivo de promover um debate sobre o tema, tendo como base de discussão quatro eixos centrais: os avanços e desafios da política nacional de aleitamento materno; a segurança alimentar e nutricional com contexto da atenção neonatal; assistência e aleitamento materno na rede de bancos de leite humano; estratégias para expansão com consolidação da rede de bancos de leite humano.

O Banco de Leite Humano (BLH) é fruto de uma ação integrada feita há 70 anos entre a Fiocruz e o Ministério da Saúde. Hoje, a iniciativa conta com 212 BLHs e 121 postos de coleta. O sucesso da iniciativa fez com que a experiência brasileira se tornasse um modelo de referência mundial, servindo de base para a criação do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano (IberBLH). Atualmente, 23 países distribuídos entre América Latina, Europa e África adotaram a tecnologia do BLH desenvolvida no Brasil.

De acordo com o coordenador da Rblh-Br, João Aprígio Almeida, o trabalho é voltado para cuidar especialmente de bebês que nasceram prematuros, com baixo peso ou que precisam de atenção especializada por diferentes razões, mas não se restringe às crianças. “Toda e qualquer mulher que tenha problemas ou dificuldades para amamentar pode procurar apoio nos bancos de leite humano”. Apenas em 2012, a rede beneficiou cerca de 175 mil recém-nascidos e quase 1,4 milhão de mulheres com algum tipo de dificuldade relacionada ao aleitamento.

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, há um elemento crucial para o sucesso do trabalho que é desenvolvido. “Um dos diferenciais da rBLH-Br é o fato de estar organizada não somente por tecnologias e conhecimentos, mas por pessoas extremamente engajadas na causa da diminuição da mortalidade infantil, para qual a amamentação e a garantia do fornecimento de leite humano de qualidade a recém-nascidos de alto risco são de relevância fundamental”. Para saber como doar leite humano ou esclarecer dúvidas sobre amamentação, consulte o site da rede ou ligue gratuitamente para 0800 026 8877.

O Congresso Bancos de Leite Humano é organizado conjuntamente pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Governo de Minas Gerais (SES/MG) e pela Rede de Bancos de Leite Humano (rBLH-Br). As inscrições já foram encerradas, mas os interessados podem acompanhar o evento pela internet, basta acessar o site do Laboratório de Telesaúde do IFF.

Fonte: Instituto Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz)

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ