Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Apoio Cultural: Bradesco

Menu Principal

17:13

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Internacional » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - AEB propõe uma Aliança Latino-Americana de Agências Espaciais

AEB propõe uma Aliança Latino-Americana de Agências Espaciais

A Agência Espacial Brasileira (AEB) propôs à semana passada em Bogotá, na Colômbia, a criação de uma Aliança Latino-Americana de Agências Espaciais (Alas) – alas significa asas em espanhol.

A proposta foi apresentada pelo chefe da Assessoria de Cooperação Internacional, José Monserrat Filho, que esteve naquele país para participar da reunião preparatória das agências e comissões espaciais da América Latina, na Universidade Sergio Arboleda, e do Seminário Internacional sobre Direito Espacial e Soberania, promovido pela Comissão Colombiana do Espaço, ligada à vice-presidência da República e à Força Aérea da Colômbia.

Participaram ainda do seminário representantes da Argentina, Bolívia, Chile, Costa Rica, Equador, México, Paraguai e Peru e como convidado especial o secretário geral da Academia Internacional de Astronáutica, Jean-Michel Contant. Pelo Brasil, além de Monserrat compareceram o secretário da Embaixada do Brasil em Bogotá, Guillermo Alexander Rivera, e o coronel Jorge Vagner Vital, coordenador Técnico-Operacional da Comissão de Coordenação de Implantação de Sistemas Espaciais (Ccise), do Comando da Aeronáutica do Brasil.

Tanto na reunião preparatória quanto no seminário a proposta brasileira teve boa receptividade, passando a ser discutida informalmente nas conversas sobre cooperação e parcerias.

A AEB também sugeriu que a Aliança inicie suas atividades procurando por em prática, pelo menos, dois programas: o de cooperação entre as universidades latino-americanas para a produção de pequenos satélites econômicos, eficientes e úteis com a missão de prestar serviços aos países da região; e de montagem de um sistema regional de acesso, distribuição e utilização de dados e imagens de satélite, necessários para os planos de desenvolvimento social e econômico de cada país.

A Alas está pensada para ser um fórum dirigido a propiciar e estimular a realização de programas e projetos colaborativos capazes de atender às necessidades e demandas dos países da região. A entidade funcionará inicialmente por meio de contatos virtuais e videoconferências. A intenção é utilizar ao máximo os recursos humanos e tecnológicos já existentes.

Para Monserrat, a Aliança certamente terá um longo caminho a percorrer para alcançar os resultados positivos que todos almejamos, “mas os primeiros passos, bem focados e concretos, devem ser dados com a máxima pressa possível”.

A reunião preparatória das agências e comissões espaciais da América Latina teve como foco prepara a Cúpula dos Presidentes de Agências Espaciais do mundo, a se realizar em Washington, nos Estados Unidos, em 9 de janeiro próximo.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social-AEB

« voltar

Patrocínio:

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ