Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

05:39

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » ADESG » Rio de Janeiro » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - ADESG, um Movimento Nacional

 ADESG, um Movimento Nacional

Ao tempo da bipolaridade, tivemos a oportunidade de participar do Ciclo de Estudos de Segurança Nacional e Desenvolvimento, condensado curso programático da ESG, propiciado anualmente pela ADESG em todas as capitais do país, desde 1962, com vistas a pensar no futuro do Brasil. Éramos jovens abraçando o privilégio de se tornar adesguiano, satisfazendo imenso interesse ao regresso de longa viagem de estudos pelas Américas.

Reconhecemos, para a crítica época foi um extraordinário complemento de aprendizado em política, analise conjuntural e planejamento do desenvolvimento do nosso sofrido país, pelos conhecimentos ministrados, enriquecido com viagens de informação, propiciados a uma turma de 180 cidadãos, oriundos das classes empresariais, profissionais liberais, educadores, magistrados, religiosos, jornalistas e agentes do poder público.

Dentro de pouco tempo celebraremos o cinquentenário da nossa turma de 1968. Olhamos para trás, constatamos agradecidos o quanto nos valeu a contribuição do memorável curso. O mesmo, hoje, desenvolve-se enriquecido pelo permanente aprimoramento de seus fundamentos, se desdobra na didática de conscientização dos objetivos nacionais e na temática da intrigante atualidade interna e global, e estimula seus diplomados à valiosa contribuição profissional e cidadã em proveito dos interesses do Brasil, e das suas relações internacionais.

ESG - Instituto de Altos Estudos
Há que se esclarecer a sociedade brasileira, em particular a mídia, que na ESG e na ADESG não se doutrina nenhum de seus discentes civil ou militar, instituições adogmáticas, apenas se conscientiza os que por seus bancos acadêmicos passam, num sadio ambiente de troca de ideias, não militarista, e no amplo debate democrático.

Por outro lado, reavivamos o pensamento do inolvidável amigo e mestre general Carlos de Meira Mattos que, enfaticamente, referia-se à ESG como um "Instituto de Altos Estudos da Defesa Nacional, com porte de campus universitário avançado" destinado a cidadãos civis e militares, cujo nome mantinha-se devido a sua origem castrense após a II Guerra Mundial.

Recentemente, o emérito esguiano general Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, Comandante do Exército, em visita à ESG, exultantemente, enalteceu que aquele sodalício não se tratava de um colégio ou escola militar, mas uma instituição de altos estudos estratégicos para cidadãos brasileiros. Pensamentos que nos aviva e recomenda dissuadir nuâncias de inaceitáveis conceituações que somos militaristas, quando primamos pela Constituição da República e pela Democracia, mas amamos nossas invictas Forças Armadas.

100.000 ADESGUIANOS
Hoje, celebrando o ano dos 65° Aniversário de Fundação da ADESG, contabilizando mais de 100 mil diplomados nos seus registros, estamos convictos em reconhecer que a instituição de abrangência nacional é mais um "movimento de opinião pública" do que uma "organização", e assim deve ser interpretada para cumprir o seu papel estatutário em consonância com a Escola Superior de Guerra e o Ministério da Defesa, pois é contagiante a propagação de suas aspirações, objetivos e cursos, estes convertem diplomados em missionários semeadores do pensamento estratégico da defesa nacional.

O sistema administrativo que vem sendo observado, há anos, com o revezamento entre civis e militares da reserva, na administração nacional da ADESG, encerra uma sutileza de especial convívio de dirigentes num espírito de serenidade, harmonia e objetividade, e sugere admirável postura de magnanimidade do seu líder, o diretor-presidente, que lidera uma rede de delegados regionais e representantes, apoiado em dedicados diretores e iluminado pelo conselho superior de esguianos.

Assim, a instituição permanece superando as dificuldades, aceitando desafios, ao contrário de tantas, não há vaidades e disputas regionais, pois não existem assembleísmos e eleições de executiva regional, clima estatutário que contribui para o cumprimento da sua missão e deferências de confiança no sistema MD-ESG.


Olavo Bilac – criador da “Liga da Defesa Nacional” e Patrono do Serviço de Reservistas do Brasil.

Liderança e fundos para ADESG
Por uma gestão de dois anos, confere ao presidente da ADESG a honra do privilégio de liderar e representar uma entidade nacional que o faz conotar expressão de autoridade moral por ser arauto da mensagem de busca do bem comum por todos os brasileiros, encarnando genuíno exemplo de grandeza cívica, revestida da humildade de servir. Nas suas gestões e andanças pelo Brasil, se confunde como personalidade pública, face à sua representatividade nas relações com a iniciativa privada e mundo oficial.

Como toda entidade sem fins lucrativos a ADESG necessita de fundos, da contribuição financeira de seus membros que lhe ofereça segurança e garanta o suporte para que outros brasileiros venham participar dos CEPES. A missão de servirmos à ADESG como dirigentes é eminentemente pró-honore, exigindo criterioso e econômico uso de sua estrutura de apoio, pessoal, instalação física, finanças, ampla harmonia e cooperação entre os envolvidos para atingir seus objetivos de se expressar como instituição voltada para a disseminação dos fundamentos axiológicos esguianos e metodologia do planejamento estratégico.

Sem dúvidas, a ADESG se constitui num permanente "movimento de opinião pública" do pensamento estratégico do país emanado da ESG,pelo desdobramento da sua ação docente e pela ação cidadã de seus diplomados e associados em toda a carta geográfica de nossa querida Pátria.

Orgulhemo-nos com humildade, somos uma legião de idealistas em todos os cantos do país continente, pensando no bem comum desse povo bom, alegre e generoso que caminha na esperança de exemplo de prosperidade e paz para a humanidade.

"Charitate benevolentia que sublata ominis e vita sublatajucunditas"

Tirando-se o amor e bondade, tira-se todo o encano da vida.

Fonte: Por Ney de Araripe Sucupira - Delegado da ADESG-SP

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ