Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

17:34

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » Geral » Brasil » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - ADESG homenageia Marinha por sua data magna

ADESG homenageia Marinha por sua data magna

A Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) prestou, nesta quinta-feira (22), uma homenagem à Marinha pela passagem da sua data magna, comemorada no dia 11 de junho, e que lembra o mais importante embate da Armada na Guerra da Tríplice Aliança: a Batalha do Riachuelo. Diplomados da ADESG homenagearam a Força Naval na presença do ministro da Defesa, Raul Jungmann, e de seu comandante, o almirante Eduardo Bacellar Leal Ferreira.

O presidente da ADESG, professor Gustavo Alberto Trompowsky Heck, disse, em suas palavras iniciais, que o Brasil deve à Marinha o imenso território nacional. "Queremos mostrar aos jovens o papel e o porquê das Forças Armadas. Nós estamos prontos a usar a rede da ADESG espalhada pelo País para transmitir a importância do setor de defesa para o Brasil", assinalou Heck. No final da sua mensagem, o professor anunciou a entrada de dois fuzileiros navais com suas tradicionais gaitas de fole escocesas.

No seu discurso, o ministro Jungmann lembrou dos projetos estratégicos da Força Naval. "A Marinha é portadora do futuro, desenvolve projetos essenciais, não apenas para a defesa e a dissuasão, mas também econômico", disse o ministro. Na sua mensagem aos adesguianos, Jungmann manifestou o interesse que o conhecimento em defesa nacional chegue às escolas e universidades. "Nessa caminhada do Brasil se tornar potência e um ator global, com a continuidade da paz e da integralidade do território brasileiro, passa por uma mudança de percepção da sociedade o papel da defesa e das Forças Armadas", enfatizou.

Em suas palavras de agradecimento, o comandante Leal Ferreira ressaltou a atuação da Marinha em exercícios e na assistência hospitalar, que presta a populações ribeirinhas com seus navios na Amazônia. "O que não falta são projetos, ideias, vontade de fazer e construir", ressaltou o comandante Leal Ferreira.

Também participaram do evento, o comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), general Décio Luís Schons; o comandante do 1º Distrito Naval, almirante Cláudio Portugal de Viveiros; o assessor especial militar do Gabinete do Ministro da Defesa, brigadeiro João Tadeu Fiorentini; o presidente do Clube Naval, almirante Rui da Fonseca Elia; o presidente do Clube da Aeronáutica, brigadeiro Marcus Vinícius Pinta Costa; o diretor do Instituto Brasileiro de Estudos em Defesa Pandiá Calógeras (IBED), Fabrício Jesus Teixeira Neves, além de oficiais generais das Forças Armadas e demais autoridades civis e militares.

O encerramento da homenagem foi ao som da canção Cisne Branco, hino oficial da Marinha do Brasil.

Fonte: Por Alexandre Gonzaga Assessoria de Comunicação Social (Ascom)

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ