Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

13:09

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » M. Defesa » Exército » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - A Revista de Educação Física do Exército Brasileiro

A Revista de Educação Física do Exército Brasileiro

A Revista de Educação Física é um periódico multidisciplinar de divulgação científica do Exército Brasileiro, sendo o mais antigo da área de Educação Física do Brasil, pois sua primeira edição foi publicada em 1932, pela Escola de Educação Física do Exército. A partir de 2001 passou a ser administrada pelo Instituto de Capacitação Física do Exército e, em 2014, pelo Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx).

O escopo da revista inclui diversas áreas das ciências do esporte e destina-se a todos os profissionais e estudantes da área que desejam ampliar seus conhecimentos. Busca sempre vencer o desafio de acompanhar o desenvolvimento científico, coerente com o seu pioneirismo. Nesse sentido, os principais objetivos são: publicar artigos de alta qualidade científica e obter indexação, bem como o aprimoramento de sua graduação junto aos órgãos nacionais de apoio à pesquisa, como a Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Em 2014, ao completar 82 anos de existência, a Revista, com periodicidade trimestral, entrou em fase de reestruturação, desde seu Corpo Editorial, incluindo a implantação do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER) para a área científica (software livre). Nesse contexto, foi elaborado o Planejamento Estratégico de Gestão da Revista, que definiu a missão-síntese e a visão de futuro, conforme abaixo:

Missão
“Divulgar conhecimento científico de alta qualidade em Ciências do Esporte e Gestão Esportiva, contribuindo com a excelência em capacitação física da Força Terrestre.”

Visão de Futuro
“Atingir, até 2019, a qualificação A1 da Coordenadoria de Aperfeiçoamento do Pessoal de Ensino Superior (CAPES) do Ministério da Educação (MEC) indicador que reconhece o periódico como um dos mais relevantes no contexto científico, integrando as ações do CCFEx no ensino da Educação Física e da Medicina do Esporte, pautado nas competências do profissional militar da Era do Conhecimento.”

No sentido de cumprir as metas rumo à visão de futuro e alcançar maior visibilidade no contexto científico internacional, a Revista de Educação Física passará, também, a publicar artigos em língua inglesa – idioma predominante no ambiente científico.

Ao final do mês de maio, foi aprovado pelo Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército, General de Divisão Décio dos Santos Brasil, o Regimento Interno da Revista, marco inicial para a organização administrativa e para o desempenho de funções dos pesquisadores e colaboradores do Centro.

A novidade mais recente é que, no dia 8 de julho de 2015, foi lançado o novo site desse periódico que, além de trazer informações ao público, contém, ainda, orientações para todos os procedimentos de submissão e consulta aos volumes publicados (este último em fase de implantação). O link é: http://www.revistadeeducacaofisica.com.

O novo delineamento proposto tem por objetivo melhorar a leitura e apresentar os volumes disponíveis em versão on-line, com uma política de direitos autorais do tipo Creative Commons, que regulamenta a publicação em acesso aberto e sua utilização, contribuindo para a divulgação do conhecimento sem custos adicionais para a comunidade científica.

Fonte: Exército

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ