Logo ADESG

ADESG Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra

Administração Nacional - RJ

Menu Principal

12:59

Menu Lateral

Você está em: ADESG » Notícias » ADESG » Rio de Janeiro » Visualizar notícia:

Diminuir FonteAumentar Fonte

ADESG - A importância da Educação no Processo Política Eleitoral

A importância da Educação  no Processo Política Eleitoral

Em recente visita que fez ao Brasil, o primeiro-ministro da China, Wen Jiabao, revelou que nos últimos anos tem estudado atentamente a realidade brasileira, em função da crescente importância de nosso país no cenário internacional, como sexta maior economia, qu maior país em território e sexto em número de habitantes. O Brasil é um gigante, não há dúvida.
O dirigente chinês aproveitou e fez até algumas sugestões para aprimoramento do Brasil. Uma das principais foi de que precisamos investir mais em Educação. Ao entrar nesse assunto, realmente Wen Jiabao tocou em um de nossos pontos fracos. Nas últimas décadas, a decadência da educação pública e a desvalorização do professor chegaram a níveis muito preocupantes no Brasil.
Ao mesmo tempo, outros países que investiram maciçamente em Educação, instruindo e capacitando adequadamente seus jovens, passaram a registrar grandes índices de crescimento econômico e de desenvolvimento social. Entre eles, Japão, China, Coréia do Sul, Nova Zelândia, Singapura, Austrália etc.
Enquanto isso, no Brasil, os jovens passaram a não se interessar mais em se tornarem professores, por se tratar de uma atividade de baixa remuneração. Em diversas matérias, já se registra falta de docentes. Assim, os alunos de muitas escolas públicas não recebem os ensinamentos necessários, permanecem praticamente como analfabetos funcionais, mesmo assim passam de ano, através do sistema da chamada aprovação automática, que nada mais é do que uma forma de ocultar a precariedade da rede escolar pública.
Esta é a nossa inquietante realidade. Temos hoje uma Educação ilusória no ensino fundamental. E isso se reflete em todos os setores da vida nacional. Os parlamentares e governantes, por exemplo, são escolhidos pelo povo. Ou seja, quanto maior o grau de esclarecimento do eleitor, melhores condições terá para escolher seus representantes.
Mas como poderemos pretender uma evolução da política, se os eleitores não têm oportunidade de também evoluírem? Este é o maior desafio brasileiro na atualidade.
da Revista da ADESG.
Forte abraço.
o Presidente

Fonte: Dr. Pedro Luiz Berwanger/da Revista da ADESG.

« voltar

Notícias Relacionadas

» Veja todas as notícias

Entre em contato

"Um só Coração e uma só Alma pelo Brasil" Logo ADESG ADESG Nacional - +55 (21) 2262-6400
Palácio Duque de Caxias
Praça Duque de Caxias nº 25 - 6º andar - Ala Marcílio Dias
CEP 20221-260 - Rio de Janeiro - RJ